Telê Santana da Silva – TELÊ SANTANA | Técnico

O nosso Telê Santana da Silva foi um dos mais importantes treinadores e jogadores da história do futebol brasileiro. Em 2019, figurou na 35ª posição da lista de 50 maiores treinadores de futebol de todos os tempos, publicada pela revista francesa France Football, sendo o único brasileiro.

A partir de 1990 até o início de 1996, comandou o São Paulo, conquistando duas vezes a Taça Libertadores da América e a Copa Intercontinental. É considerado o maior treinador são-paulino em todos os tempos e um dos maiores ídolos do clube, sendo tratado pela torcida como “Mestre Telê”.

No São Paulo viveu os melhores anos da sua carreira como treinador, conquistando muitos títulos pelo clube. Encontrou um time que três meses antes tinha tido um desempenho pífio no Campeonato Paulista, com seu principal jogador – Raí, no banco.

Apostou no talento de Raí e também em novatos como Antônio Carlos, Cafu, Leonardo e Elivelton. Levou o time, que ocupava uma posição intermediária no Campeonato Brasileiro, até a final, obtendo o vice-campeonato frente ao Corinthians.

Em 1991, com o time entrosado, os jogadores ganharam confiança, evoluíram e conquistaram o Campeonato Brasileiro de 1991. Meses depois encontra o Corinthians na final do Paulistão, mas dessa vez é o São Paulo que se sagrou campeão. Assim, Telê passou a ser o único técnico brasileiro a ter conquistado os quatro principais campeonatos estaduais do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul).

Foi campeão continental pela primeira vez na Copa Libertadores da América de 1992 — ao vencer o time argentino Newell’s Old Boys, na disputa de pênaltis — realizada no Estádio do Morumbi. Telê armou o São Paulo em um esquema 4-2-2-2, com alta posse de bola, e que conquistaria o mundo.

Em dezembro, venceu o Palmeiras no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, viajou para o Japão, onde conquistou o título mundial de clubes de 1992, ao vencer o time do Barcelona de virada por 2 a 1 — com 2 gols de Raí. Voltou para o Brasil e venceu também o segundo jogo da final do Paulistão, conquistando o bicampeonato consecutivo do Campeonato Paulista. Antes de acabar o ano de 1992, Telê foi premiado como o “Melhor técnico da América do Sul”.

O ano de 1993 foi o mais vitorioso da carreira como técnico: ganhou quatro títulos internacionais oficiais, todos eles no mesmo ano e, assim, acabou conquistando uma quádrupla coroa internacional — sendo até hoje o único técnico do mundo a atingir tal feito.

O primeiro título de 1993 foi a Copa Libertadores da América – vencendo o Universidad Católica por 5 a 3 no resultado agregado. A segunda conquista, foi a Recopa Sul-Americana — vencida na disputa de pênaltis contra o Cruzeiro. Faltando menos de um mês para o Mundial, ainda foi campeão da Supercopa Libertadores — conquistada na disputa de pênaltis contra o Flamengo. Em dezembro, Telê conquistou novamente o título mundial pelo tricolor — vencendo o Milan por 3 a 2.

Em janeiro de 1996, após sofrer uma isquemia cerebral, teve que abandonar o futebol.

Valeu, Mestre!

  • Nascimento: 26/07/1931
  • Atuação no clube: 1973 – 1996
  • Títulos conquistados no SPFC:
    • Campeão Mundial Interclubes 1992 e 1993
    • Campeão da Taça Libertadores da América 1992 e 1993
    • Campeão da Supercopa Sulamericana de 1993
    • Campeão da Recopa Sulamericana de 1993 e 1994
    • Campeão do Campeonato Brasileiro de 1991
    • Campeão d Campeonato Paulista de 1991 e 1992.