Categorias
Grandes Figuras

Carlos Luciano da Silva – MINEIRO | Volante

Carlos Luciano da Silva, é gaúcho de nascimento, mas ficou mesmo conhecido pela torcida tricolor como Mineiro, já que os atletas da base do Internacional o achavam parecido com o jogador Cláudio Mineiro.

Mineiro chegou em 2005 ao São Paulo pelo então técnico Émerson Leão, onde conquistou em 2005 o Campeonato Paulista, a Libertadores e o Mundial. Neste, recebeu um passe do atacante Aloísio e marcou o gol do título, na vitória por 1 a 0 sobre o Liverpool.

No mesmo ano, foi convocado para o jogo da Seleção Brasileira contra a Guatemala, no Pacaembu. Era o amistoso comemorativo da despedida de Romário da Seleção, jogo em que apenas jogadores atuantes no Brasil foram convocados. No entanto, o volante fez sua estreia pela Seleção quatro anos antes, em 25 de abril de 2001, no empate por 1 a 1 diante da Seleção Peruana, sendo convocado por Émerson Leão.

Tem como principal característica um exímio desarme de jogadas e roubadas de bola, sem fazer falta nos adversários.

Com a contusão de Edmílson, Mineiro foi convocado para disputar a Copa do Mundo de 2006 pela Seleção Brasileira. No mesmo ano, foi campeão brasileiro com o São Paulo. No começo de 2007, Mineiro foi contratado pelo clube alemão Hertha Berlim, depois das boas temporadas pelo São Paulo. Em junho foi convocado para disputar a Copa América, na Venezuela, pelo técnico Dunga, sagrando-se campeão.

Aos 33 anos, foi contratado no segundo semestre de 2008 pelo poderoso Chelsea, a pedido do treinador Luiz Felipe Scolari. O técnico brasileiro desejava repor a vaga do contundido ganês Michael Essien.

Em setembro de 2011, assinou contrato com o TuS Koblenz, da 4ª divisão Alemã. Após o fim de seu contrato, se aposentou, ficando na Alemanha para criar a família.

Valeu, campeão!

  • Estreia: 20/01/2005
  • Jogos disputados pelo SPFC: 126
  • Último jogo: 26/11/2006
  • Gols marcados no SPFC: 14 gols
  • Títulos conquistados no SPFC:
    • Campeão Mundial de 2005,
    • Campeão da Taça Libertadores de 2005,
    • Campeão Brasileiro de 2006,
    • Campeão Paulista de 2005.
Categorias
Grandes Figuras

Antony Matheus dos Santos – ANTHONY | Ponta

Nascido em Osasco, Antony ingressou ao São Paulo em 2010, aos 10 anos.

No dia 26 de setembro de 2018, Antony, juntamente com Helinho e Igor Gomes foi promovido para o time principal, e assinou um contrato até setembro de 2023. Em 15 de novembro pelo Campeonato Brasileiro, fez sua estreia pela equipe profissional, substituindo Helinho em um empate 1 a 1 contra o Grêmio.

Em 2018, o SPFC venceu o torneio J-League Challenge no Japão e Antony foi eleito o melhor jogador do torneio.

Em 2019, retornou ao Sub-20 para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, na qual sagrou-se campeão, marcando na decisão contra o Vasco da Gama e sendo eleito craque da competição com 4 gols e 6 assistências em 9 jogos disputados.

Logo após ser campeão da Copinha, voltou ao profissional e se destacou durante o Campeonato Paulista, sendo uma das revelações da competição.

Durante o início do Campeonato Brasileiro, se destacou dando 2 assistências e finalizando muito, e então foi lembrado pelo ex-técnico Tricolor, André Jardine para defender a Seleção Brasileira no Torneio de Toulon, na França, onde se destacou marcando dois gols no torneio, inclusive na final contra o Japão.

Em 18 de julho de 2019, o São Paulo anunciou renovação do contrato de Antony até junho de 2024.

Com a sua convocação para ao Pré-Olímpico que seria disputado entre 18 de janeiro à 9 de fevereiro de 2020, e com a sua venda ao Ajax no dia 15 de fevereiro de 2020, Antony só estreou na temporada no dia 22 de fevereiro contra o Oeste pelo Paulistão, usando agora a camisa 11.

No dia 5 de março do mesmo, fez a sua estreia pela Copa Libertadores da América. Mas em 14 de março, com a ascensão do Covid-19 no Brasil e com as paralisações, Antony fez a sua última partida pelo São Paulo contra o Santos.

No dia 1 de julho, Antony se despediu do Tricolor.

Categorias
Grandes Figuras

Dagoberto Pelentier de Jesus – DAGOBERTO | Atacante

Sua estreia pelo Tricolor foi nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, contra o Grêmio. Dagoberto entrou no intervalo do jogo e deu um passe para o gol da vitória por 1 a 0.

Adquiriu, após curto período de tempo, a vaga de titular do ataque do São Paulo, e marcou seu primeiro gol pelo clube, na vitória de 2 a 0 sobre o Santos, pelo Campeonato Brasileiro.

Foi um dos principais jogadores da conquista do Brasileiro de 2007 pelo São Paulo, sendo artilheiro do time na competição junto com Borges e Rogério Ceni com 7 gols.

No ano seguinte, formou dupla de ataque com Adriano Imperador no primeiro semestre.

No Brasileiro de 2008, foi essencial para a vitória do Tricolor Paulista, sendo novamente campeão.

Vivendo boa fase no São Paulo, teve proposta milionária no começo de 2009 do Bayern de Munique que, devido aos planos de ter uma equipe forte para a disputa da Libertadores em 2009, foi recusada pelo São Paulo.

Em 2010 continuaria sendo um dos principais jogadores da equipe, se destacando principalmente nas quartas-de-final da Copa Libertadores contra o Cruzeiro, marcando gols nos dois jogos e classificando a equipe para a semifinal.

Chegou a ficar um período afastado, não tendo sido aproveitado pelo técnico Sérgio Baresi. Dagoberto passou a ter mais chances apenas com a troca do treinador. Ao assumir o cargo, Paulo César Carpegiani declarou ver no jogador grande potencial e que poderia evoluir muito durante a temporada.

Categorias
Grandes Figuras

Adrián Ricardo Centurión – CENTURIÓN | Meia-atacante

Formado nas categorias de base do Racing, o argentino Centurión é dono de um estilo habilidoso e driblador, e costuma ser vítima de forte marcação adversária, inclusive de forma violenta. Reclama que muitos árbitros interpretam as faltas que sofre como simulação.

Após breve passagem pelo Genoa da Itália por empréstimo, retornou ao clube. Marcou o único gol da vitória sobre o Godoy Cruz que deu o título do Campeonato Argentino de 2014 ao Racing.

Em 1 de fevereiro de 2015 firmou contrato com o São Paulo por quatro anos.

Logo em sua estreia, balançou as redes na goleada por 5–0 sobre o Bragantino, pelo Campeonato Paulista. Marcou seu primeiro gol pela Libertadores nos minutos finais contra o Danubio, no Uruguai. E no jogo de ida das oitavas de final, marcou o gol da vitória sobre o Cruzeiro, no Morumbi.

Categorias
Grandes Figuras

Aloisio José da Silva – ALOISIO CHULAPA | Centroavante

O alagoano Aloísio começou sua carreira no CRB, mas depois teve pequenas passagens pelo Flamengo e Guarani. Mas foi no Goiás, aonde chegou em 1997, que Aloísio conseguiu se destacar.

Após ser tricampeão goiano, transferiu-se para o futebol europeu em meados de 1999. Jogou no Saint-Etienne e no Paris Saint-Germain, ambos da França.

Em 2005, estava há dois anos no Rubin Kazan, da Rússia, quando acertou com o Atlético-PR. Brilhou naquela temporada e acabou atraindo o interesse do São Paulo, que contratou-o a tempo de disputar o Mundial Interclubes de 2005, no Japão.

No São Paulo, Aloísio viveu a melhor fase de sua carreira. Ganhou títulos importantes, como o Mundial Interclubes, no Japão, e o Campeonato Brasileiro, e passou a receber destaque na mídia nacional e internacional. Foi dele a assistência para o gol de Mineiro na grande final contra o Liverpool Football Club em 2005 e foi onde ganhou o apelido carinhoso de Chulapa, comparado ao ex-atacante Serginho Chulapa pela semelhança de envergadura entre os dois.

No dia 29 de agosto de 2008, Aloísio se transferiu para o Al-Rayyan, do Qatar, por um milhão de dólares.

Após oito meses, foi contratado em 9 de maio de 2009 pelo Vasco da Gama, onde permaneceu até janeiro de 2010, passando pelo Ceará e logo depois pelo Brasiliense.

No ano seguinte, foi contratado pela empresa Havan para atuar no time da cidade, o Brusque, mas em agosto do mesmo ano voltou para o CRB.

Em dezembro de 2012, Chulapa decidiu adiar por um ano o encerramento de sua carreira e acertou com a Francana para as disputas do Campeonato Paulista da Série A-3 e em fevereiro de 2013, com o Gama para a disputa do campeonato candango de 2013.

Em 2014, Aloísio funda o projeto social Escolinha de Futebol Meninos de Ouro para crianças em Atalaia-AL, que contou inclusive com a presença do goleiro Rogério Ceni.

Em agosto de 2015, iniciou a terceirona paranaense pelo Maringá FC e em dezembro do mesmo ano, assinou contrato de um ano com o Comercial-MS, onde foi vice-campeão do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol de 2016.

Em maio de 2016, acertou com o Sete de Dourados-MS para a disputa da Série D e, finalmente, no início de 2017 anunciou sua aposentadoria do futebol para dar início a uma nova carreira como secretário de Esportes do município de Atalaia, cidade onde nasceu.

Mas não teve jeito: em 30 de setembro de 2017, aos 42 anos, foi anunciado pelo Nova Conquista para a disputa da Segunda Divisão Tocantinense 2017, e Aloísio Chulapa reestreia vos gramados.

Categorias
Grandes Figuras

Carlos Henrique Casemiro – CASEMIRO | Volante

O volante iniciou a carreira conhecido como “Carlão”.

Revelado nas categorias de base do São Paulo, Casemiro começou no clube aos 11 anos, jogou nas categorias de bases da escola de futebol Moreira em São José dos Campos e era uma das “promessas” do CFA de Cotia, tendo sido convocado várias vezes para a Seleção Brasileira de base, incluindo o Mundial Sub-17 de 2009.

Após boas atuações em três jogos-treino da equipe profissional durante a Copa do Mundo de 2010, o então técnico Ricardo Gomes promoveu-o para a equipe profissional do São Paulo.

Em 25 de julho de 2010, Casemiro fez sua estreia pelo São Paulo em clássico contra o Santos, na Vila Belmiro.

No dia 15 de agosto de 2010, em um jogo contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, marcou seu primeiro gol como profissional pelo São Paulo.