O uruguaio Diego Alfredo Lugano Moreno atuava como zagueiro e assim que mostrou seu talento em campo, conquistou a torcida são-paulina.
Sua estreia em equipes principais aconteceu em 1998, aos 18 anos, na sua cidade natal. Em 2003 é contratado pelo SPFC e teve sua estreia em 11 de maio, no empate contra o Atlético Mineiro por 2 a 2.
Seu estilo raçudo conquistou a titularidade e o carinho da torcida e foi titular da equipe quando vencemos o Campeonato Paulista, a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2005.
Uma de suas características mais marcantes é a de raramente trocar de camisa com o adversário ao final do jogo, alegando não se sentir confortável com tal ato, em respeito ao torcedor, para quem a camisa do time é sagrada. Chegou a trocar poucas vezes e diz que as mais especiais de sua coleção são as camisas da seleção uruguaia e uma camisa da Seleção Brasileira com o número 13 às costas, dada por Zagalo.
Lugano foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro de 2005 por sua força e, principalmente, sua raça.
Depois de passagens por diversos clubes internacionais e de muitos pedidos da torcida tricolor, a diretoria são-paulina começou a ver com bons olhos o retorno de Lugano, em 2016. O jogador chegou a declarar: “Estou fazendo uso da cláusula de rescisão, mas só utilizo por ser o São Paulo, meu clube. Antes, chegaram propostas muito melhores da Ásia, da China, do Catar, mas não levei em conta porque estava muito bem no Paraguai. Mas o São Paulo faz parte da minha história e decidi.”
Após vários dias de negociação com o time do Cerro Porteño para que ocorresse a liberação sem pagamento de multa, no dia 11 de janeiro foi anunciado seu retorno ao Tricolor Paulista, assinando contrato até junho de 2017.
Após várias semanas se recondicionando fisicamente, reestreou pelo São Paulo em partida contra o Rio Claro, pelo Campeonato Paulista. Em 22 de setembro, em jogo contra o Juventude, pela Copa do Brasil, completou 200 jogos com a camisa do São Paulo.
Em 26 de junho de 2017, com o término de seu contrato com o clube próximo, Lugano acabaria aceitando renovar seu vínculo com o Tricolor até 31 de dezembro.
Fez sua despedida pelo São Paulo na última rodada do Campeonato Brasileiro, no empate por 1 a 1 com o Bahia, no Morumbi.
Valeu, craque!
- Estreia: 11/05/2003
- Jogos disputados pelo SPFC: 213
- Último jogo: 03/12/2017
- Gols marcados no SPFC: 13
- Títulos conquistados no SPFC:
- Campeão paulista de 2005
- Campeão da Taça Libertadores de 2005;
- Campeão Mundial de Clubes de 2005,
- Campeão Brasileiro de 2006.