Após se aposentar como jogador, Muricy inicia sua carreira com técnico treinando o ex-clube Puebla, em 1993. Logo depois, transferiu-se para o São Paulo, para trabalhar com o time infantil. Aqui, comandou o time de juniores em um torneio na França, terminando como campeão.
Com a saída de Márcio Araújo do clube, Muricy foi promovido a auxiliar técnico de Telê Santana e chegou a treinar o time de reservas do tricolor que ganhou a Copa Conmebol de 1994, além de assumir o time principal quando Telê estava de férias, geralmente no começo do ano.
Quando Telê teve de se aposentar por conta de uma isquemia, Muricy assumiu o time, mas menos de seis meses depois voltou a ocupar a função de auxiliar técnico, sendo substituído por Carlos Alberto Parreira. “Trabalhar com seu Telê foi um privilégio muito grande”, admitiria, anos depois. “Acho que as maiores influências que tenho dele são a simplicidade, o sentido de comando e o trabalho individual com os jogadores.”
Voltou ao comando do time com a demissão de Parreira e caiu novamente em 1997, depois de um mau início no Campeonato Paulista, sendo substituído por Darío Pereyra, que levou o time ao vice-campeonato. Na ocasião, chegou a prometer que voltaria para cravar seu nome na história do clube.
Depois de passar por Guarani, Shanghai Shenhua, da China, Ituano, Botafogo de Ribeirão Preto e Grêmio, assume o São Paulo em 2 de janeiro de 2006, i. No SPFC, conquistou os Campeonatos Brasileiros de 2006, 2007 e 2008.
No começo de 2008, Muricy foi classificado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), o décimo quarto melhor treinador do mundo e o primeiro brasileiro da lista. Além disso, renovou seu contrato com o São Paulo até o fim de 2009.
Já fora do São Paulo, levou o Fluminense ao título nacional em 2010 e, no ano seguinte, foi campeão da Copa Libertadores da América com o Santos.
Atualmente é coordenador de futebol do São Paulo, sendo um dos maiores ídolos da história do clube.
Valeu, professor!
- Nascimento: 30/11/1955
- Período no SPFC: 1993 – 2015
- Títulos conquistados no SPFC:
- Campeão Brasileiro de 2006
- Campeão Brasileiro de 2007
- Campeão Brasileiro de 2008